Atuação
EM TODOS OS CASOS QUE PRECISAM ALCANÇAR OU RETOMAR HABILIDADES AFETADAS POR LESõES NEUROLÓGICAS
Nosso trabalho é identificar o fator responsável por suas dificuldades e integrar informações do diagnóstico, da ciência e da nossa experiência clinica para selecionar os melhores recursos, abordagens e exercícios para lhe ajudar a recuperar o movimento, a percepção, o equilíbrio, a coordenação, a atenção ou outra função, e assim alcançar as suas metas!
Temos um vasto repertório de recursos, técnicas e exercícios e para
cada caso selecionamos a melhor combinação destas ferramentas
para atender a queixa e a individualidade de cada cliente durante as diferentes fases do processo de reabilitação.
DISTONIAS
Nas distonias atuamos no ganho
de mobilidade, funcionalidade e melhora da dor, do equilíbrio, da marcha e de outras atividades diárias. Além da prevenção de deformidades, uso de truques sensoriais, de meios auxiliares e adaptações específicas para cada caso. A atuação da fisioterapia é essencial após aplicação de toxina botulínica.
ATAXIAS
A fisioterapia promove melhora da coordenação, do equilíbrio e da marcha nos casos de ataxia. Os exercícios são selecionados conforme a dificuldade apresentada e o tipo de ataxia.
Novas estratégias para realizar os movimentos, bem como adaptações e meios auxiliares são orientados para cada caso.
PREVENÇÃO DE QUEDAS
Com o envelhecimento há piora do equilíbrio e aumento do risco de quedas. Uma queda pode trazer consequências graves ao envelhecimento. Temos um programa de prevenção de quedas para idosos com avaliação do risco de cair, orientações de prevenção, exercícios e adequações para casa em um acompanhamento a longo prazo.
DECLÍNIO COGNITIVO
O declínio cognitivo em idosos, decorrente do envelhecimento, Doença de Alzheimer ou de outras patologias pode afetar o equilíbrio, o andar, as transferências de postura e outras habilidades como o vestir, comer, etc. A fisioterapia e a terapia ocupacional podem ajudar nestes casos, com estratégias para favorecer as atividades e orientações à família.
LESÃO MEDULAR
Nos casos de lesão medular favorecemos o desempenho nas atividades do dia a dia e melhora da qualidade de vida. Utilizamos diversos recursos para favorecer as transferências, possibilitar o ficar em pé, o andar, o treino de habilidades em cadeira de rodas, a manutenção e ganho de força e resistência muscular, evitar deformidades, entre outros.